Desde o último fim de semana, quatro raias com 5 metros foram vistas entre Mongaguá e Itanhaém.

Raia Gigante Mongagua Itanhaem

Expedição na costa do litoral sul garantiu registro histórico (Foto: Leo Francini / Mantas do Brasil)

Quatro raias mantas gigantes foram vistas no Parcel Dom Pedro II, área da costa brasileira que fica entre as cidades de Mongaguá e Itanhaém. Os animais possuem quase cinco metros de envergadura e, segundo os pesquisadores do projeto Mantas do Brasil, estes foram os primeiros registros históricos da espécie Manta birostris no local.

As aparições de fêmeas da espécie foram registradas desde o último fim de semana. Já na terça-feira (9), o grupo formado por mergulhadores e biólogos identificou um macho, encontrado a cerca de 25 km da costa.

Além das fotos das raias gigantes, os oceanógrafos também conseguiram se aproximar e coletar o muco que fica envolto na raia. A substância contém o material genético da espécie e será levada ao laboratório para análise.

Segundo o biólogo do projeto, Eric Comin, a imagem registrada em que aparecem as nadadeiras da manta acima da linha da água é inédita no litoral paulista e já foi catalogada.

O local reúne uma grande diversidade de vida marinha mesmo tendo uma formação rochosa submersa, que oferece risco à navegação. Segundo os pesquisadores, por não se tratar de uma área preservada, está sujeita à pesca e à caça submarina.

Fonte: G1.com

Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags