Vinicius Parra Circuito Santos Surf 2014

Vinícius Parra dá show na segunda etapa do Circuito Santos Surf 2014. Foto: Rodrigo Baida

Três finais, três vitórias. Com 100% de aproveitamento, Vinicius Parra foi o “dono da festa” na 2ª etapa do Circuito Santos Surf 2014, nesta terça-feira (23), nas ondas da Praia do José Menino, junto ao Parque Roberto Mario Santini, o Quebra-Mar. A competição reuniu surfistas que moram na cidade em seis categorias, metade delas vencida por Vinicius Parra, a estreante (até 12 anos), a iniciante (14 anos para baixo) e a mirim (no máximo 16 anos).

Também comemoraram as vitórias Jonas Wolthers, na júnior e Luana Salgueirosa, na feminina (ambas com limite de 18 anos) e Yuri Beltrão, na petit (sub 10). Realização da Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Esportes, com patrocínio da Sthill e organização da Associação Santos de Surf, o evento foi considerado um sucesso, com sol, ondas boas e, sobretudo, com o crescimento no número de inscritos em relação à abertura do Circuito.

“Passamos dos 50 competidores, todos de Santos. Estamos alcançando o nosso objetivo, que é fomentar e fortalecer as categorias de base, incentivando que novos surfistas venham competir”, comemorou o presidente da Associação Santos de Surf, Marcos Andrade. “Além disso, os atletas que já competem habitualmente, ganham motivação com um circuito na sua cidade”, acrescentou.

O secretário municipal de esportes, Alcídio Mello, o Cidão, também destacou a importância da evolução do número de participantes. “Na etapa inicial, já ficamos felizes em ver muitos surfistas da Cidade. Agora, temos mais surfistas competindo e é satisfatório incentivar esse crescimento, para que o esporte em Santos esteja sempre em destaque”, comentou o secretário.

Nas ondas, a primeira final do dia foi a petit. Yuri Beltrão, vice-líder do ranking paulista, dominou a bateria, para deixar Roberto Alves Neto (vencedor da etapa inicial), em segundo lugar. “Esta vitória estava engasgada. Cheguei perto no Paulista, na abertura do Santos Surf. Agora, deu certo. Estou bem feliz”, disse o surfista de dez anos.

Nas outras três finais seguintes, o nome foi Vinícius Parra. Na sua categoria de fato, a estreantes, e na acima, as vitórias foram tranquilas. Na terceira atuação seguida no mar, começou perdendo, em quarto lugar. Os outros três rivais, Nick Kikuda, Thomas Mariano e Vitor Luiz se alternaram na liderança. Apesar de mais novo que os adversários e cansado, Vinicius não desanimou e no último minuto, garantindo mais emoção, pegou uma boa direita.

Aproveitou todo o potencial da onda, para levar um 8,10, a melhor nota da final, uma das melhores do evento (só superada pelo 8,33 do mesmo Parra na primeira fase da mirim). “Foi demais. Vencer três finais no mesmo campeonato e em casa é para ficar bem feliz mesmo. Estava ansioso e consegui. Na mirim, esperei, observei bem o mar e fui decidido. Não queria ficar em quarto”, festejou o surfista de apenas 12 anos.

Na feminina, Luana Salgueirosa conquistou a sua primeira vitória no surf. A grande rival foi a irmã mais velha de Vinicius, Isadora Parra. Com 17 anos de idade e três surf, a atleta pensa em seguir nas competições “O surf é minha vida. Mas quero continuar estudando, ter uma carreira, sem nunca parar de surfar. Hoje, essa vitória foi demais”, vibrou.

Para encerrar o evento em grande estilo, a final júnior. Jonas Wolthers garantiu a melhor nota da bateria, um 7,83, para se firmar na ponta. Vitor Magliani, que fez uma disputa acirrada na semifinal da mirim, voltou a dar trabalho, ficando com o segundo lugar e aparecendo como uma das revelações. Ygor Chagas foi o terceiro, seguido de Thomas Mariano, em sua segunda final do dia (foi terceiro na mirim).

Os quatro melhores de cada categoria, somadas as duas etapas, estão classificados para o Festival Santos Surf, que será realizado entre 29 de novembro e 7 de dezembro, nos dois dias que apresentarem as melhores condições de onda. Nesse evento, serão definidos os campeões santistas da temporada. Junto aos Junto aos quatro melhores surfistas das categorias de base, também estarão os atletas da open, master, gran master, longboard e Stand Up Paddle (SUP).

O Circuito Santos de Surf 2014 é uma realização da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), com organização da Associação Santos de Surf, patrocínio da Sthill, apoios de Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias e Federação Paulista de Surf.

 CLASSIFICAÇÃO DA 2ª ETAPA

JÚNIOR

1 Jonas Wolthers

2 Vitor Magliani

3 Ygor Chagas

4 Thomas Mariano

MIRIM

1 Vinicius Parra

2 Vitor Luiz

3 Thomas Mariano

4 Nick Kikuda

INICIANTE

1 Vinicius Parra

2 Alexsandro Salles

3 Yuri Beltrão

4 Igor de Paula

ESTREANTE

1 Vinicius Parra

2 Enzo Ranciaro

3 Yuri Beltrão

4 Andrei Espejo

PETIT

1 Yuri Beltrão

2 Roberto Alves Neto

3 Nicolas Chafik

4 Noa Portes

FEMININA

1 Luana Salgueirosa

2 Isadora Parra

3 Renata Fliglie

RANKING APÓS 2 ETAPAS

JÚNIOR

1 Jonas Wolthers – 1.900

2 Ygor Chagas – 1.620

3 Thomas Mariano – 1.458

4 Gabriel Pinheiro – 1.312

MIRIM

1 Vinicius Parra – 1.900

1 Vitor Luiz – 1.900

3 Thomas Mariano – 1.620

4 Nick Kikuda – 1.458

INICIANTE

1 Vinicius Parra – 2000

2 Alexsandro Salles – 1.800

3 Yuri Beltrão – 810

3 pedro Henrique – 810

ESTREANTE

1 Vinicius Parra – 2.000

2 Yuri Beltrão – 1.710

3 Andrei Espejo – 1.539

4 Enzo Ranciaro – 900

PETIT

1 Roberto Alves Neto – 1.900

2 Yuri Beltrão – 1.810

3 Noa Portes – 1.629

4 Nicolas Chafik – 1.539

FEMININA

1 Luana Salgueirosa – 1.900

1 Isadora Parra – 1.900

3 Renata Fligie – 810

3 Paola Santerini – 810

Fonte: FMA Notícias

Aloha!

Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags