Simulação da piscina que será construída em Sochi. Foto: Reprodução

O sonho de ter o surf como esporte olímpico pode estar cada vez mais perto. Isso porque uma empresa americana anunciou a construção de três novos modelos de piscinas com ondas, chamadas de Perfect Swell.

As piscinas serão construídas em um resort em Sochi, cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro de 2014. A perfect Swell será capaz de produzir até dez ondas tubulares por minuto e ainda permitirá que os surfistas controlem a sessão através de telefone ou por um aplicativo para ipad e iphone.

Para entender melhor, assista o vídeo abaixo:

O 12 vezes campeão mundial, Kelly Slater também lançou a ideia de uma piscina com ondas, o projeto dele foi iniciado em uma piscina de teste em Los Angeles, em 2010, e promete uma onda que não teria fim. O segredo seria a piscina ser circular, com sistema Hydrofoil, sem que a água ou ar sejam bombeados. A piscina deve ser construída em Pimpama, na Gold Coast australiana.

Reprodução do projeto de Kelly Slater

Desde 2000, quando os Jogos Olímpicos foram realizados em Sydney, na Austrália, a Associação Internacional de Surf (ISA) tenta incluir o surf no programa olímpico, mas a maior barreira é sempre o fato de a sede teria a necessidade de ser na praia. A solução seria então a piscina com ondas ou a ajuda de países vizinhos.

Para virar esporte olímpico, o surf precisa ser praticado em 70 países, de quatro continentes. A previsão é de que uma nova tentativa de incluir o surf seja em 2020, até lá, estima-se que o sirf será praticado por 47 milhões de pessoas em todo o mundo.

Aloha!

Termos pesquisados:

  • piscina
  • piscina com ondas
Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags