Há 20 anos, em junho de 1992, surgia em Santos a primeira Escola Pública de surf do Brasil, a Escolinha Radical, no posto 2, onde funciona até hoje, como escola pública de segunda a sexta-feira e particular aos fins de semana.

A Escola Radical não é apenas um marco por ser a primeira pública, e sim por ser a primeira que se tem notícias que transformou o surf em mais que apenas um esporte, transformou o surf em um meio social para agregar idosos, deficientes e todos os tipos de pessoa em um só lugar, no mar.

Aqui surgiu o primeiro surfista cego do mundo, Valdemir Pereira Correia, o Val, que até hoje pega onda com a ajuda dos professores da escolinha. Em 2007, o coordenador da escola, Cisco Araña, criou uma prancha feita especialmente para surfistas deficientes visuais, a primeira prancha adaptada do mundo.

Muitos alunos da terceira idade se renovam a cada dia que sobem na prancha e deixam isso bem claro quando declaram o amor que sentem pelo surf. Alguns deles nem moram em Santos, mas vêm à cidade toda semana em busca de sentir o prazer de pegar umas ondinhas.

Cisco Araña define essa integração social com os alunos como uma nova forma de ver a escola de surf. Ele disse que em vez de voltar a atenção para apenas um aluno, para que se vença um campeonato, é melhor dividir a atenção entre cem alunos, em que o surf possa fazer a diferença.

Um exemplo recente é do menino Rafael dos Santos, de apenas 10 anos que tem paralisia cerebral e chegou à escola sem conseguir sair da cadeira de rodas. Hoje, depois de começar as aulas e com o apoio de toda a equipe da escola, Rafael já consegue dar os primeiros passos fora da cadeira de rodas.

Casos assim inspiram e provam que o surf realmente pode servir de instrumento para a inclusão social de muitas pessoas.

Parabéns a Escola Radical pelo belo trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos que continue assim por tantos outros.

Confira um pouco mais da Escola no curtametregem Santos Surf City.

Aloha!

Termos pesquisados:

  • escola de surf em santos
Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags