Eddie Aikau – Lenda do surf e herói havaiano

História do Surf - Eddie Aikau

História do Surf – Eddie Aikau

Edward Ryan Makua Hanai Aikau, Eddie Aikau, nasceu em 4 de maio de 1946 e era um famoso surfista e salva-vidas do Hawaii.

Eddie Aikau foi o primeiro salva-vidas em Waimea Bay,na ilha de Oahu. Eddie salvou muitas vidas e tornou-se famoso por ser um excelente big rider (surfista de ondas gigantes), ganhando vários prêmios, incluindo o 1977 Duke Kahanamoku Invitational Surfing Championship.

Após vários feitos e conquistas em vida, Eddie Aikau tornou-se lenda quando morreu aos 31 anos de idade.

Eram 17 de março de 1978. Eddie Aikau navegava com mais 27 tripulantes na Hokule’a (Embarcação produzida pela Sociedade Viajante da Polinésia em resgate a cultura das primeiras viagens à ilha) e estavam fazendo a segunda travessia do Hawaii ao Taiti.

O mar estava agitado naquele dia e a embarcação virou, jogando muitos tripulantes ao mar. Experiente salva-vidas com espírito heroico, Eddie Aikau se lançou ao mar para ir nadando até a ilha mais próxima em busca de ajuda.

Eddie Aikau jamais saiu do mar e nunca mais foi visto. O havaiano, no entanto. está longe de ser esquecido na cultura surf e havaiana. Considerado um herói no Hawaii, Eddie Aikau ainda é homenageado com circuitos mundiais de ondas gigantes até os dias de hoje.

Biografia de Eddie Aikau

1970 Eddie Aikau e Família

1970 – Gerald, Clyde, Eddie Aikau e Willie Ka

Nascido em Kahului Maui, Eddie Aikau foi o terceiro filho de Salomão e Henrietta Aikau. Eddie aprendeu a surfar em Kahului Harbor em sua shorebreak.

Em 1959, Eddie Aikau e sua família se mudaram para O ahu. Aos 16 anos de idade, Eddie Aikau deixou a escola e começou a trabalhar na fábrica de conservas de abacaxi Dole.

Com o salário, Eddie Aikau comprou sua primeira prancha de surf. Em 1968, ele se tornou o primeiro salva-vidas contratado pelo City & condado de Honolulu para trabalhar no North Shore do Hawaii.

Na época, Eddie Aikau tinha a responsabilidade de vigiar todas as praias entre sol e Haleiwa. Nenhuma vida foi perdida enquanto Eddie Aikau atuou como salva-vidas em Waimea Bay.

Eddie Aikau enfrentou ondas que muitas vezes chegram a 30 pés (9,1 m) de altura ou mais. Em 1971, foi nomeado Aikau Lifeguard of the Year.

 Homenagem “The Eddie”

Quiksilver-In-Memory-Of-Eddie-Aikau

Em homenagem a Eddie Aikau, a Quiksilver patrocina o “The Eddie”, o Quiksilver Big Wave Invitational em Memória de Eddie Aikau, em Waimea Bay A ideia do Circuito foi de Bruce Raymond e Bob McKnight.

O primeiro “The Eddie” foi realizado em Sunset Beach, em 1985. Em 1987, o irmão mais novo de Eddie Aikau, Clyde Aikau, venceu o “The Eddie” após mudar-se para Waimea Bay.

O torneio só foi realizado nove vezes desde a criação devido a um pré-requisito de condições mínimas de 30 pés para a realização do “The Eddie”

O circuito convida apenas 28 big riders para participar de duas etapas da competição. O “The Eddie” não permite o uso de jet skis para rebocar os surfistas nas ondas.

Eddie would go

Eddie would go

Cultura Popular. Eddie na boca do povo

Na década de 1970, adesivos para carros e camisetas com a frase “Eddie Would Go” espalharam-se ao redor das ilhas havaianas e ao redor do mundo.

Eddie Aikau era uma lenda no Hawaii. Quando os surfistas não entravam no mar com medo por estar muito grande, a expressão “Eddie would go”  (Eddie iria) era empregada.

A expressão surgiu durante o primeiro Circuito “The Eddie”. As ondas eram enormes e as condições eram extremamente perigosas. Enquanto os organizadores do concurso estavam discutindo a possibilidade de realizá-lo, Mark Foo olhou para as condições e disse: “Eddie would go” (“Eddie iria.”)

Aloha!

Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags