Praia do Cachorro - Fernando de Noronha

Praia do Cachorro – Fernando de Noronha. Fotos: Ana Clara Marino

Durante toda a semana a praia do Cachorro, em Fernando de Noronha, ficou interditada devido ao despejo irregular de esgoto no local.

A administração da ilha de Fernando de Noronha interditou a praia do Cachorro depois da constatação de  que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estava fazendo o despejo irregular de dejetos na praia.

Nunca uma praia de Fernando de Noronha havia sido interditada por poluição ambiental em toda a história da Ilha. A denúncia partiu do blog Viver Noronha e as autoridades locais interditar a praia do Cachorro.

Esgoto em Fernando de Noronha

Técnicos da vigilância Ambiental, Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Meio Ambiente foram enviados à praia do Cachorro pelo governo local. Entre as medidas tomadas está o isolamento da região e a solicitação para que moradores e comerciantes deixem a praia momentaneamente.

De acordo com a gerência da Vigilância em Saúde a Compesa será notificada e multada pela Administração do Distrito.

Os comerciantes e moradores locais apoiam a interdição e relatam que o problema já vem acontecendo desde que a Compesa chegou a Fernando de Noronha. O mau cheiro sentido no local causa reclamação por parte dos turistas e prejuízos ao comércio da região. Além disso, muitos frequentadores da praia apresentaram problemas na pele causados pelo contato com a areia e água contaminadas.

A Praia do Meio, bem ao lado da praia do Cachorro também pode estar passando pelo mesmo problema, de acordo com a análise do Instituto Chico Mendes – ICMBIO, responsável pela Área de Proteção Ambiental que abrange a Praia do Cachorro.

A Administração da Ilha ficará responsável por esclarecer aos turistas os motivos da interdição.

Alerta ligado para a preservação ambiental. Estamos de olho.

Aloha!

Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags