Diego Aguiar - Rip Curl Grom Search 2015

Diego Aguiar campeão da categoria Grommet no Rip Curl Grom Search 2015. Fotos: Silvia Winik

O Circuito que tem em suas galerias de campeões Gabriel Medina e Filipe Toledo tem mais dois donos de títulos nas categorias de base. Diego Aguiar, de Ubatuba/SP, na categoria grommet (sub12) e Leonardo Barcelos, de Imbituba/SC, na iniciante (limite de 14 anos) ergueram as taças da temporada 2015, na 2ª etapa do Rip Curl Grom Search, neste domingo (22), na Praia do Tombo, em Guarujá.

Didi, como é mais conhecido venceu e convenceu entre os caçulas, tendo 100% de aproveitamento, enquanto que Leonardo ficou em segundo lugar, superado por Eduardo Motta, de Guarujá, dono da melhor atuação do final de semana, incluindo a maior nota, 9, e a maior somatória, 17 pontos de 20 possíveis.

O evento também contou com as categorias mirim e feminina, ambas para atletas com até 16 anos, mas os campeões serão definidos apenas no final de abril, entre os seis selecionados neste domingo. Alax Soares, talento local, faturou na disputa masculina, enquanto que Luara Thompson, do Rio de Janeiro, foi a melhor entre as meninas.

Destaque, também, para a catarinense Taíná Hinckel, que além de ser a segunda na feminina (terminando empatada com Luara no ranking), fez bonito entre os meninos, chegando à final da grommet, onde ficou em terceiro. Com ondas de até um metro, a competição reuniu surfistas de oito estados, do Sul ao Nordeste.

Antes das finais, muita animação e descontração, sem deixar as boas performances de lado, no Tag Team GoPro, uma disputa por equipes. O time paulista, formado por Mateus Lima, Guilherme Jesus, Roberto Alves e Louise Frumento levou a melhor pela diferença mínima de cinco centésimos para Guarujá, composta por Yuri Beltrão, Júnior Siqueira, Luiz Frumento e Melissa Policarpo.

Na primeira final do dia, a grommet, Diego Aguiar enfrentou três catarinenses e logo mostrou porque vinha de vitória, garantindo uma nota 8,5 e ratificou a liderança com um 6,15. Luiz Mendes ficou em segundo e Tainá Hinckel ainda tentou virar o resultado, mas terminou em terceiro, com Leo Casal, completando o pódio. “Peguei altas ondas. Entrei no mar e me diverti. Esse título é bem importante, porque sei que já passaram grandes nomes por esse Circuito e quero seguir esse caminho”, vibrou o surfista de 11 anos.

Na iniciantes, Leonardo Barcelos entrou no mar com a mão na taça, mas o dono da festa foi Eduardo Motta, campeão do Rip Curl Grom Search de 2014, na grommet. Ele abriu a bateria com uma nota oito, depois tirou um nove e se deu ao luxo de descartar um 7,25. Leo marcou 6,25 e um 7,5 e ficou em segundo, suficiente para comemorar o título, na bateria que também teve o potiguar Thomas Carvalho, outro grande talento que vem surgindo, em terceiro, e Daniel Adisaka, de Ubatuba, também despontando.

Leonardo Barcelos - Rip Curl Grom Search 2015

Leonardo Barcelos fatura Iniciantes no Rip Curl Grom Search 2015

Após o término da bateria, tanto Mottinha quanto Leo foram carregados nos ombros pela areia, confirmando a grande final realizada. “Esse título é muito importante para o meu futuro. Um grande passo que pode se transformar em patrocínios. Estou muito feliz”, destacou Leonardo Barcelos, de 14 anos. “Não deu para ser campeão, mas surfei muito bem e ficar entre os melhores do Rip Curl Grom Search significa que estamos no caminho certo”, comentou Eduardo Motta, de 12 anos.

Na final feminina, o que estava em jogo eram as vagas para a final que será disputada na Praia de Maresias, no dia 27 de abril. As seis melhores garantem a participação na disputa que abrirá o Rip Curl Grom Search International, para definir o melhor sub16 do Mundo. Vice na etapa inicial e vindo de um quinto lugar no Rip Curl Pro Júnior no Peru, Luara Thompson repetiu a boa disputa com Tainá, realizada em Garopaba. Na ocasião, a surfista carioca liderou toda a bateria e a catarinense virou nos últimos segundos.

Desta vez, Luara manteve a ponta. Louise Frumento repetiu o terceiro lugar, com Victoria Mazzoni em quarto. “Essa vitória representa muito treinamento, muito esforço. Consegui achar as ondas no mar, que estava bem difícil. Agora quero fazer bonito em Maresias. Já surfei lá, mas quando era bem pequena”, falou Luara, de 15 anos. Na classificação para a grande final, além das quatro finalistas, garantiram vagas Melissa Policarpo e Yohanna Serrat.

Na mirim, a situação foi a mesma da feminina, com os surfistas querendo estar entre os seis melhores. Três dos quatro finalistas não foram bem na etapa inicial, ficando em 13º lugar e com a pontuação se garantiram no time para a final. O dono da festa no domingo foi Alax Soares, que é da Praia de Santa Cruz dos Navegantes, mas treina no Tombo. Ele fez uma disputa forte com potiguar Vitor Costa.

O catarinense Anderson Junior, finalista em Garopaba, ficou em terceiro, para terminar o ranking em primeiro lugar, com Mateus Sena, também do Rio Grande do Norte, em quarto. “Sem dúvida esse é o principal resultado que já conquistei. Competi muito confiante e tenho de agradecer muito ao Beto (Loureiro, shaper da Ripwave), que garantiu pranchas novas e ótimas”, comemorou o vencedor, de 16 anos.

Além dos quatro, garantiram vaga para a final de Maresias, os talentos de Ubatuba, Guilherme Vilas Boas e Gabriel Ramos. Junto às disputas no mar, o evento contou com várias atrações na areia para os atletas, como a cama elástica, a pintura de pranchas pelo artista Marcello Macarrão, a distribuição de pipas em comemoração ao título de Gabriel Medina e a doação de mudas nativas. Destaque, também, para confraternização realizada após o evento, onde foram divulgados os seis melhores da mirim e da feminina.

Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, festejou mais uma edição de sucesso do Rip Curl Grom Search, destacando, além do show de surf, as ações promovidas para diversão dos atletas. “Foi bem bacana. Boas ondas nos dois dias de competição. O nível, como já imaginávamos e já é tradição do Circuito, foi bem alto. Grandes atuações em todas as categorias”, ressaltou.

“Ficou mais uma vez comprovado que o evento serve para revelar os novos talentos do surf brasileiro e também buscamos fazer várias atividades para demonstrar que o Rip Curl Grom Search é muito mais do que um campeonato de surf”, acrescentou. “Agora é esperar Maresias, de 27 a 3 de maio, com a final nacional com os seis primeiros da final da mirim e da feminina, e para receber os melhores sub16 do Mundo para definir os novos campeões mundiais”, completou.

Em sua 16ª edição, o Rip Curl Grom Search se consolida como o principal circuito sub16 do Mundo e no Brasil também mostra a sua força. Os exemplos são mais do que convincentes. Gabriel Medina, atual campeão mundial profissional, faturou seu primeiro título internacional no Rip Curl Grom Search, na Austrália, em 2010 (único brasileiro a conquistar essa façanha), e Filipe Toledo, vitorioso na etapa inicial do Circuito deste ano, é o maior vencedor do Rip Curl Grom Search no Brasil, com cinco títulos.

O 16º Rip Curl Grom Search é uma realização da Rip Curl, com patrocínios das lojas Sul Nativo e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, OHP Surfboards, Skygraf, prefeituras municipais de Garopaba e de Guarujá. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federação Catarinense de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação: FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir e portal Waves.

RANKING APÓS 2 ETAPAS

MIRIM

1 Anderson Júnior (SC) – 1.539

2 Guilherme Vilas Boas (SP) – 1.341

3 Gabriel Ramos (SP) – 1.312

4 Alax Soares (SP) – 1.282

5 Vitor Costa (RN) – 1.182

6 Mateus Sena (RN) – 1.011

FEMININA

1 Luara Thompson (RJ) – 1.900

1 Tainá Hinckel (SC) – 1.900

3 Louise Frumento (SP) – 1.620

4 Melissa Policarpo (SP) – 1.187

5 Victória Mazzoni (SP) – 1.159

6 Yohanna Serrat (SP) – 1.086*

6 Isadora Parra (SP) – 1.086

*Classificada pelo melhor resultado na 2ª etapa

INICIANTE

1 Leonardo Barcelos (SC) – 1.900 – CAMPEÃO 2015

2 Eduardo Motta (SP) – 1.656

3 Kauê Germano (SP) – 1.556

4 Thomas Carvalho (RN) – 1.539

GROMMET

1 Diego Aguiar (SP) – 2.000 – CAMPEÃO 2015

2 Luiz Mendes (SC) – 1.800

3 Leo Casal (SC) – 1.458

4 Tainá Hinckel (SC) – 1.341

RESULTADOS DA 2ª ETAPA – PRAIA DO TOMBO, GUARUJÁ

MIRIM

1 Alax Soares (SP)

2 Vitor Costa (RN)

3 Anderson Júnior (SC)

4 Mateus Sena (RN)

FEMININA

1 Luara Thompson (RJ)

2 Tainá Hinckel (SC)

3 Louise Frumento (SP)

4 Victoria Mazzoni (SP)

INICIANTE

1 Eduardo Motta (SP)

2 Leonardo Barcelos (SC)

3 Thomas Carvalho (RN)

4 Daniel Adisaka (SP)

GROMMET

1 Diego Aguiar (SP)

2 Luiz Mendes (SC)

3 Tainá Hinckel (SC)

4 Leo Casal (SC)

TAG TEAM GOPRO

1 Equipe São Paulo – Mateus Lima, Guilherme Jesus, Roberto Alves e Louise Frumento

2 Equipe Guarujá – Yuri Beltrão, Júnior Siqueira, Luiz Frumento e Melissa Policarpo

3 Equipe Mista – Vinicius Barcelos, Ian Casal, Yasmin Dias e Gustavo Giovanardi

Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags