No Shark Paddle o surf pode ser tanto em pé como sentado. Foto: Divulgação Shark Paddle Surf

O surf é um esporte amplo, pode ser praticado de long, de pranchinha, deitado, como no bodyboarding e até com remos, agora também pode ser praticado sentado. Sim, entrou em cena o Shark Paddle Surf, uma nova modalidade que usa uma parte de kayak para surfar.

A modalidade surgiu no Guarujá, em 1997 e está ganhando espaço. Este ano foi realizada a primeira bateria de Shark Paddle Surf, durante a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Onda 2012.

Por enquanto a modalidade ainda está meio tímida, mas está ganhando espaço e pode se tornar a próxima grande novidade do surf.

História

Em 1996, Alexandre Pierre Mattei, campeão de Kayaksurf percebeu que o vizinho dele havia jogado fora um caiaque que ainda estava em bom estado. Ele pegou a peça e em dias de ondas pequenas começou a arriscar um surf com o caiaque.

Com o tempo, ele foi pegando a prática e já podia surfar em qualquer tipo de onda, porém o fazia sentado, como se fica normalmente em um caiaque.

Surfando no caiaque em pé

No começo de 1997, Alexandre já estava com bastante prática, quando um surfista lhe disse, em tom de brincadeira, que para ser considerado surf mesmo teria que descer a onda de pé e não sentado. A brincadeira tornou-se um desafio e Alexandre começou a tentar ficar em pé no caiaque na hora de descer a onda e conseguiu.

No fim o que começou com uma curiosidade de jogar o caiaque no mar para ver no que dava, virou vício e Alexandre já nem levava mais a prancha para surfar, era ir para a praia com o caiaque em baixo dos braços.

No mesmo ano, a TV Tribuna, filia da Rede Globo na Baixada Santista, cobria um evento de surf na praia do Tombo, no Guarujá, enquanto Alexandre surfava o que na época chamava de Paddle Surf. Como era um surf diferente, com remos, foi feita uma reportagem, veiculada pelo Globo Esporte (Clique aqui para ver a reportagem).

Ficou assim, surf em caiaque, sem mudanças até o fim de 2010. Inspirado pela febre do Stand Up Paddle, que invadiu o litoral brasileiro em 2007 e tem cada vez mais adeptos, Alexandre resolveu que iria transformar o surf em caiaque em Shark Paddle Surf, ajustando o caiaque para que ele se transformasse em uma mistura de kayaksurf e stand up.

Foi então que ele procurou o shaper Maurício Souza, em Florianópolis, e juntos criaram o protótipo e realizaram a fabricação da primeira prancha de Shark Paddle Surf, depois de várias tentativas com quilhas diferentes e acertando todo o material, em fevereiro deste ano.

Em março, o Shark Paddle Surf já teve a primeira bateria realizada, ainda tímido, não foi em uma competição de surf e sim em uma de Canoagem, mas já foi um grande passo para essa modalidade que surgiu bem aqui no Brasil.

Agora é esperar para ver até onde essa modalidade vai chegar e as apostas do criador, Alexandre Mattei é de que ele vai longe e ser conhecido internacionalmente.

Mais informações no site Shark Paddle Surf.

Aloha!

Termos pesquisados:

  • caiaque em pe
Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags