O Stand Up é perfeito para equilibrar corpo e espírito. Foto: Camila Alvarez

O Stand Up é perfeito para equilibrar corpo e espírito. Foto: Camila Alvarez

O Stand Up Paddle (SUP) chegou ao Brasil em 2007 e aos poucos foi ganhando adeptos. Em Santos já é bastante praticado desde 2009, mas foi no ano passado que a modalidade ficou mais conhecida em todo o Brasil.

O SUP vem ganhando cada vez mais adeptos, talvez pela forma charmosa de como representa o surf, com o remo e o atleta em pé sempre. Mas o SUP não é apenas “bonitinho”, como toda atividade física, ele traz muitos benefícios à saúde.

Segundo especialistas, o SUP trabalha todo o sistema cardiovascular, tonifica a musculatura dos membros inferiores e superiores e pode chegar a queimar 350 calorias em apenas uma hora de prática.

As coxas e o abdômen são forçados para que o atleta consiga se equilibrar na prancha, eles ficam contraídos, o que significa que o tempo passado em cima da prancha é de tonificação para estes músculos, inclui-se aí os glúteos também.

Na parte de cima, os praticante de SUP fortalece toda a musculatura relacionada com os ombros e ajuda e fortalecer as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris, isso por causa do movimento que é feito com o remo.

Além desses benefícios físicos, o SUP também proporciona um ótimo estado de espírito para quem o pratica, o exercício é ao ar livre e por ser feito na praia, sempre conta com uma vista deslumbrante. É a atividade perfeita para se equilibrar o físico e o mental.

Para quem está querendo começar no surf, é uma ótima pedida, já que a prancha é mais larga e fica mais fácil para quem nunca surfou se equilibrar.

Os cuidados a serem tomados são os mesmos para qualquer outra atividade que envolva água, o praticante precisa saber nadar, evitar locais em que a correnteza seja muito forte ou perto da rota de transportes náuticos, além disso é sempre bom tomar cuidado com a desidratação e o sol forte. Beba bastante água e utilize o protetor solar.

Aloha!

Termos pesquisados:

  • novidades stand up paddle youtube 2013
Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags