Não é de hoje que o surf de Santos conquista a garotada. Cada vez mais percebemos crianças se interessando pelo surfe. Grande mérito disso fica por parte dos projetos que existem para inclusão social através do surf. Mas, para que as crianças pratiquem o surf, são necessários alguns cuidados.

Professor da Cisco Araña Surf School, Leonardo Scarpa Zanzini, respondeu algumas perguntas frequentes em relação ao surf para crianças:

Qual a idade ideal para começar a surfar?

Recomendamos que a criança tenha 4 anos de idade, no mínimo, para o início da prática do surf. Em geral, nesta idade, a criança já possui condições físicas e psicológicas básicas para uma boa adaptação ao meio líquido (mar). Tem a coordenação motora necessária e consegue ter bom aproveitamento nas aulas.

Quais os benefícios da prática do surf para as crianças?

O surf é uma atividade que além de proporcionar o contato com a natureza (o que as crianças de grandes regiões metropolitanas estão deixando de ter), ainda colabora para melhoria de alguns aspectos psicomotores, como coordenação motora, equilíbrio (estático, dinâmico e recuperado), tônus, lateralidade, estruturação de espaço e tempo, consciência corporal. Também se desenvolve a capacidade pulmonar, resistência cardiovascular, fortalecimento dos ossos e músculos, proporcionando um crescimento saudável.Pelo fato da criança estar aprendendo algo novo, de forma prazerosa e lúdica, divertindo-se, podemos listar alguns benefícios psicológicos, como aumento da auto-estima, melhoria do comportamento e do humor.Além de tudo isso, desperta no aluno um enorme senso de respeito e proteção à natureza.

Existe algum risco?

Como em todos os esportes, sim. Porém, praticando sempre atento às medidas de prevenção de acidentes, as quais passamos a todos os alunos, diminui-se muito a possibilidade de ocorrer algo grave

Há alguma dica aos pais?

Caso sentir-se interessado em levar seus filhos, reflita sobre a questão da pressão psicológica exercida por vários pais às crianças praticantes de diversos esportes. Pressão e cobrança demasiada por resultados só causa frustração ao adulto e principalmente à criança, que se vê obrigada a agradar ao pai e acaba perdendo o interesse na atividade em questão. Deixe que seus filhos pratiquem esportes por lazer, por diversão. Em caso de participação em competições, apoie, torça, dê motivação, mas nunca cobre.

Termos pesquisados:

  • surf para crianças
Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags