Rodrigo Koxa pode trazer o título de melhor onda para o Brasil depois de 10 anos
Foto Ilustrativa do Atleta, em 2008/ Clicksurf
Vinte metros! Esse é o tamanho da onda surfada em 18 de agosto de 2010 pelo big rider Rodrigo Augusto do Espírito Santo, conhecido como Rodrigo Koxa.
A onda era equivalente a um prédio de cinco andares e a façanha de Koxa aconteceu na praia de Punta Docas, em Pichicuy, Chile. Essa marca de vinte metros bate o recorde da América do Sul de Ondas Gigantes e é a maior marca do ano de 2010.
Com o feito, esse guarujaense de 31 anos tornou-se um dos favoritos para vencer a categoria Maior Onda do prêmio Billabong XXL Global Big Wave Awards 2011 – o evento de maior credibilidade entre os surfistas de ondas gigantes do mundo.
Além de poder vencer como a Maior Onda, Koxa ainda pode levar mais um prêmio, o de Melhor Onda Surfada. Se sagrar-se campeão nessa categoria, será o primeiro brasileiro a vencer o prêmio depois de dez anos. A última vez que um atleta brasileiro levou a Melhor Onda Surfada foi em 2001, com Carlos Burle.
O atleta disse que será uma honra muito grande um brasileiro ganhar depois de dez anos o prêmio mais cobiçado pelos profissionais do surf. Agora ele torce para que as previsões de poucas ondas grandes no Hemisfério Norte em 2010 se confirmem e ele possa começar 2011 como campeão.
A premiação do Billabong XXL Global Big Wave Awards 2011 acontece em abril de 2011.
Aloha!
Share on Facebook