Mineiro caiu diante de Parko e terminou a etapa em terceiro. Foto: Divulgação ASP

O paulista Adriano de Souza ficou com a terceira colocação no Hurley Pro 2012, sexta etapa do ASP Men’s World Tour, que foi vencida pelo norte-americano Kelly Slater, que chegou a seis vitórias nesta etapa de Trestles e a 50 vitórias na elite do surf mundial.

Em ondas de um metro, Mineirinho precisou passar por cima de dois destaques da nova geração, o compatriota Gabriel Medina e o havaiano John John Florence, para chegar à semifinal, mas não conseguiu bater o australiano Joel Parkinson e acabou com a terceira colocação.

Com o resultado, o paulista levou para casa um cheque de US$ 17,5 mil e somou 6500 pontos no ranking mundial.

Quem perdeu uma grande oportunidade nesta etapa foi Joel Parkinson, que passou por Mineiro e poderia ter assumido a ponta do ranking se tivesse vencido a final, mas não conseguiu passar por Kelly Slater.

Sendo assim, o aussie Mick Faning, que caiu na semifinal diante de Slater, segue em primeiro lugar no Tour, seguido por Parko  e agora por Slater, que ficou em terceiro com a vitória da etapa. O quedro segue com John John Florence em quarto e Adriano de Souza, em quinto lugar.

O evento foi reiniciado com as baterias da quinta fase, que contou com duelos acirrados, Mick Fanning derrotou o aussie Julian Wilson, enquanto Kelly Slater venceu o francês Jeremy Flores, o que já era esperado.

O não esperado veio com o aussie Josh Kerr e o paulista Gabriel Medina, que não deram muito trabalho aos adversários e foram eliminados. Kerr caiu diante do sul-africano Jordy Smith, enquanto Medina foi “massacrado” no duelo verde e amarelo contra Mineirinho.

Mineiro disparou logo o começo da bateria, com notas 9,00 e 9,30 nas esquerdas. O duelo foi interrompido por causa da forte neblina que se instalou em Trestles, mas nada mudou no outside quando a direção da prova autorizou o reinício da bateria. As ondas não vieram e Medina acabou derrotado pelo placar de 18,30 a 9,57.

Nas quartas, Adriano de Souza pegou pela frente outro atleta da nova geração, John John Florence, que liderou a bateria uma boa parte do tempo, com 6,77 e 4,50, o brasileiro vinha atrás com 5,83 e 5,30. Florense abriu mais o placar ao trocar a segunda nota para 4,83, mas não foi o bastante, viu o brasileiro descolar 6,77 nos minutos finais e virar a bateria.

Na semifinal, Mineiro pegou pela frente Joel Parkinson, foi a 11ª vez que eles se encontraram, com um placar de 7 a 3 para Parko. O aussie saiu na frente com 9,13 e 6,10, contra 7,60 de Mineiro na melhor onda, o brasileiro lutava pela reação, mas Parko mandou bem nas batidas e rasgadas e acabou recebendo mais um 9,13.

A situação ficou complicada e Mineiro não conseguiu reagir, vendo o adversário abandonar a bateria quando ainda faltavam três minutos para o término.

A final marcou o décimo confronto entre Kelly Slater e Joel Parkinson, no Tour deste ano, com a vitória de Slater o combate entre os dois ficou empatado, cinco vitórias para cada lado.

Slater saiu na frente com 6,77 e Parko respondeu com 5,33, mas Slater amplicou a vantagem com 7,33. Depois conseguiu mais um 7,33 e deixou o adversário precisando de 9,33 para a virada. Slater mais uma vez ampliou o placar com 7,83 e Parko ficou a 9,83 da vitória.

Parko não se intimidou e arrancou 8,33, diminuindo a diferença para 6,83, mas a sorte estava com Slater, tirou 8,67 na última onda e conseguiu a vitória. O norte-americano pula para a terceira colocação no ranking mundial, mesmo com uma etapa a menos, já que não competiu no Billabong Rio Pro.

Resultado do Hurley Pro 2012

1 Kelly Slater (EUA)

2 Joel Parkinson (Aus)

3 Mick Fanning (Aus)

3 Adriano de Souza (Bra)

5 John John Florence (Haw)

5 Jordy Smith (Afr)

5 Taj Burrow (Aus)

5 Adrian Buchan (Aus)

9 Julian Wilson (Aus)

9 Jeremy Flores (Fra)

9 Josh Kerr (Aus)

9 Gabriel Medina (Bra)

13 Heitor Alves (Bra)

13 Alejo Muniz (Bra)

25 Miguel Pupo (Bra)

25 Jadson André (Bra)

Campeões do Hurley Pro

2012 Kelly Slater (EUA)

2011 Kelly Slater (EUA)

2010 Kelly Slater (EUA)

2009 Mick Fanning (Aus)

2008 Kelly Slater (EUA)

2007 Kelly Slater (EUA)

2006 Bede Durbidge (Aus)

2005 Kelly Slater (EUA)

2004 Joel Parkinson (Aus)

2003 Richie Lovett (Aus)

2002 Luke Egan (Aus)

2001 Não houve a etapa

2000 Andy Irons (Haw)

Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags