Mick Fanning ficou com o primeiro lugar da etapa e do ranking mundial. Foto: Divulgação ASP

Em uma bateria fantástica e de alto nível, com todas as emoções em jogo, incluindo uma virada nos minutos finais, o australiano Mick Fanning derrotou Joel Parkinson e sagrou-se campeão do Billabong Pro Tahiti 2012, a quinta etapa do Circuito Mundial de Surf, em Teahupoo, no Taiti.

Além de vencer a etapa, Fanning conquistou com a vitória, o primeiro lugar no ranking mundial da ASP, ele agora dispara na liderança, seguido pelo vice da etapa, Joel Parkinson.

Fanning teve que passar pro três baterias nesta segunda-feira para poder chegar ao topo do pódio. A primeira foi contra o brazuca Ricardo dos Santos, em uma das batalhas mais espetaculares da etapa.

Ricardinho liderava até os últimos minutos, com notas 9,27 e 8,17, mas Fanning, que até então tinha 9,07 na melhor onda, conseguiu uma nota 10 nos instantes finais. O brasileiro ainda tentou virar o placar, precisava de 9,81 e quase conseguiu, mas atingiu 9,37 e viu o aussie avançar.

Na semifinal, o australiano voltou a brigar em uma bateria bem disputada,contra o compatriota Owen Wright. Em meio a muitos tubos, Fanning somou 9,50 e 9,43 nas melhores notas, contra 8,37 e 9,73 de Wright.

A bateria foi de tão alto nível, que foram descartadas notas como 8,43 e 8,17 (por Fanning) e 7,57 e 8,23 (Wright).

Do outro lado da semifinal, Parko passou pelo havaiano John John Florence pelo placar de 17,14 a 15,17.

Na bateria final, Parko saiu na frente e abriu uma boa vantagem com 9,50 e 8,87 nas melhores notas, mas Fanning manteve a calma para esperar as ondas certas, reagiu com uma onda 9,37 e nos minutos finais pegou um tubo grande que lhe rendeu 9,50, a virada no placar e a vitória na etapa.

O paulista Gabriel Medina foi surpreendido nas quartas de finais por John John Florence. Em uma bateria de poucas ondas expressivas, o brasileiro não conseguou se encontrar e acabou com menos de 5,00 pontos no total, precisando de uma combinação de 16,18 para virar.

Aloha!

Resultado do Billabong Pro Tahiti 2012

1 Mick Fanning (Aus)

2 Joel Parkinson (Aus)

3 John John Florence (Haw)

3 Owen Wright (Aus)

5 Ricardo dos Santos (Bra)

5 Gabriel Medina (Bra)

5 Jeremy Flores (Fra)

5 CJ Hobgood (EUA)

17 Adriano de Souza (Bra)

17 Alejo Muniz (Bra)

17 Miguel Pupo (Bra)

17 Heitor Alves (Bra)

25 Willian Cardoso (Bra)

25 Jadson André (Bra)

Share on Facebook

Notícias Relacionadas

Tags